Questions? Feedback? powered by Olark live chat software

O candombe

O candombe

O candombe é a principal expressão artística do Uruguai. Nasceu em Montevideo, muito pertodo porto e foi se estendendo pelos bairros junto com os escravos que iam ficando livres e começavam a morar em cortiços.

A batida de tambores foi criada pelos negros escravos que moravam na cidade e era sua forma de expressão quando conseguiam se juntar para alguma festa popular. Cada bairro ou cortiço tinha sua própria chamada, que era ouvida desde todos os cantos da cidade e todos iam se aproximando para a festa. 

O nome não tem uma etimologia certa, porém foi acordado pelos historiadores que a principal hipótese é que o nome provenha do termo Ndombe, que significa “nativo” em uma das línguas faladas no Reino do Congo. 

A dança nasceu no país da mão dos nativos do Congo e da atual Angola e se encontrou com os sons dos nativos americanos, criando assim um som único e muito particular. A cerimonia em seus inicio foi uma interpretação da coroação dos novos reis do Congo. 

Hoje em dia a maior manifestação o Desfile de Chamadas, que acontece todos os anos, em fevereiro, e onde desfilam os melhores grupos de Candombe da cidade, uma festa de luxo e cores digna de ser desfrutada. 

No desfile se apresentam vários personagens da época colonial. O benzedeiro do bairro, a cozinheira, os porta-estandartes, as passistas, as crianças e a corda de tambores.

O trance alcançado tocando ou dançando o Candombe é inexplicável. Um sentimento único e inigualável que só os que realmente amam a arte podem sentir.

A festa não pode deixar de ser visitada, na Rua Isla de Flores, na qual acontece o desfile, os proprietários das casas alugam seus balcões para que o povo possa curtir a festa com a melhor vista.

1-O-candombe-3 O-candombe-2 O-candombe

Leave a comment

You are commenting as guest.