Questions? Feedback? powered by Olark live chat software

A Murga

A Murga

A Murga é a principal forma de protesta da sociedade uruguaia. É um conjunto de entre 13 e 17 pessoas que formam um coral e atuam em um estilo muito particular de teatro. Entre seus integrantes destacam-se os músicos (são três no total), o coral principal e os atores de cuplé, como são chamados os espetáculos teatrais que são feitos dentro do espetáculo d Murga.

A Murga tem seu auge no mês de fevereiro, quando se celebra o carnaval no país. A cidade com mais movimento de murgas é Montevideo, é também a de mais pessoas apaixonadas pela arte.

Murgas e Montevideo

A atuação das murgas em carnaval acontece nos famosos tabuados, cenários que se constroem exclusivamente para a festa e tem um concurso oficial no reconhecido anfiteatro de verão, que fica na frente do Parque Rodó. Um lugar que não dá para não visitar quando visitar Montevidéu.

A Murga mais antiga do país tem mais de 100 anos, e são os “Curtidores de Hongos”. As pessoas da cidade geram uma paixão e fidelidade por suas murgas, o sentimento é similar ao que temos por uma equipe de futebol.

Composição da murga

A atuação das murgas está dividida em três partes predominantes. A entrada ou saudação, que se faz cantando e apresentando o tema a ser tratado no espetáculo, a parte do meio está composta por atuações teatrais onde participam alguns integrantes do grupo. Por último acontece a despedida, composta por um solo e uma canção cantada por todos os integrantes que convida os espectadores a se levantar e dançar.

 

Os espetáculos de murgas movimentam muitos aspectos da vida dos uruguaios, muitos integrantes começam desde muito pequenos frequentando oficinas de Murga oferecidas pelo mesmo governo ou centros culturais.

1-murga-uruguaia murga-montevideu murga-uruguaia

Leave a comment

You are commenting as guest.