Questions? Feedback? powered by Olark live chat software

O Mate

O Mate

O mate, parente muito próximo do chimarrão gaúcho é uma infusão preparada com folhasde erva moída dentro de uma cuia. A tradição do mate provém dos índios Guaranis, o termo “mati” em guarani significa abóbora isso por que na maioria dos casos a cuia em que se prepara o mate é feita a partir de uma pequena espécie de abóbora, muito usada pelos habitantes da cordilheira para fazer instrumentos musicais. 

Se considerarmos o número de habitantes do Uruguai, é o país com maior consumo de erva-mate per capita. Ele compete diretamente com a Argentina, o Paraguai e o Rio Grande do Sul, porém o estilo de preparo e de consumo são diferentes dependendo da região.

O mate é o único elemento que consegue unir toda a população, não faz diferenças de idade, situação financeira ou sexo. As famílias se reúnem todos os dias para conversar e tomar mate, os adolescentes agrupam-se em parques ou residências para tomar mate e os estudantes o utilizam como companhia na concentração. Os estranhos aqui são os que não gostam do mate e não curtem esse ritual sagrado. 

Tem quem prefira tomar mate sozinho, tem que gosta de compartilhar com todo mundo, tem quem gosta de mate amargo e quente, tem quem prefere doce e mais morno. Em todos os casos a erva-mate não pode faltar nunca na despensa da casa.

O mate faz tanta parte da identidade dos uruguaios que se alguma vez você estiver viajando por aí e vir alguém com um mate na mate na mão, poderá ter certeza que é um uruguaio.

Quando visitar a cidade não deixe de ir à Rambla aos domingos de tardezinha. Você vai encontrar muitas rodas de mate e um ambiente muito agradável entre grupos de amigos que chegam para se deslumbrar com os entardeceres no Rio da Prata.

1-o-mate 2-o-mate o-mate

Leave a comment

You are commenting as guest.