Questions? Feedback? powered by Olark live chat software

O Teatro El Galpón

O Teatro El Galpón

O Teatro El Galpón localizado em Montevidéu, no Uruguai foi fundado na época do pós-guerra, 2 de setembro de 1949, no início do desenvolvimento socioeconômico desta nação que na época foi garantido pelo intercâmbio da produção agrícola mundial. 

O teatro é um dos lugares mais reconhecidos no ambiente artístico do Uruguai e é um grande expoente das equipes de atuação do país aos centros culturais do mundo. 

 Em 04 de dezembro de 1951, quando o quarto "Mercedes" foi aberto, uma expansão coordenada que permitiu a abertura da sala "18 julho" no local que foi até 1964 com o cinema "Grand Palace"; em seguida, em 1976, a instituição e seus líderes foram perseguidos pela ditadura militar que se apoderou e enviado para o exílio no México para seus expoentes, que, com mais de 2.500 apresentações, encarregou neste país para mostrar a qualidade das obras do Teatro El Galpón. 

Em 12 de outubro de 1984, quando terminou a triste história da ditadura, voltou El Galpón a reunir os membros do grupo que estavam no exílio com aqueles que haviam permanecido no país. Em 1985, o fechamento da instituição e no dia 9 de maio do mesmo ano, o quarto "18 de julho" com a apresentação da peça “Artigas General del Pueblo”, a sala de "Mercedes" foi recuperada os espaços perdidos em épocas anteriores. 

Um dos melhores teatros em Montevidéu

Em 23 de 1992 é inaugurada a "Sala Zero", com a apresentação da peça "La otra Juana". Em 1994, durante a celebração do 45 º aniversário do projeto El Galpón para a nova sala “Atahualpa del Cioppo", recuperando o espaço perdido que foi apresentado em épocas anteriores. 

 A sala "Atahualpa" foi inaugurada em 1995 com a apresentação da peça "O dia em que o rio Jordão passou pela telha." Em 1999 o teatro comemorou seu 50 º aniversário, com 3 salas em operação naquele momento foram visitadas por mais de 60.000 crianças e adolescentes. 

Em 2007, a instituição é reparada pelo dano causado pela ditadura militar 1973-1985. Em 2008 se inicia a realização, e até agora, a última remodelação da sala "César Campodónico". 

Hoje, o Teatro El Galpón é um símbolo de liberdade cultural e artístico no país, realiza diversas obras e oferecem uma variedade de entretenimento para adultos e crianças.

As horas de bilheteria é de segunda a sexta-feira de 17 a 21 horas e domingos de 17 a 20 horas. 

Para conhecer o cartaz, recomendamos que você visite: www.teatroelgalpon.org.uy

1-teatro-el-galpon teatro-el-galpon-

Leave a comment

You are commenting as guest.